Experiência profissional

2012 - presentemente
Formadora nas áreas pedagógica e comportamental

- 18 anos de experiência formativa;
- Mais de de 4500 horas de formação ministrada;
- Mais de 2000 horas de simulação pedagógica;
- Cerca de 180 acções de formação;
- Perto de 1500 formandos;
- 90 acções de Formação de Formadores;
- Prémio Formador do Ano em 2013;
www.apcportfolio.blogspot.com.

Domínios de acção: Formação de Formadores, Técnicas de Apresentação, Atendimento de Clientes, Gestão de Reclamações, Cultura Organizacional, Ética, Assertividade, Trabalho em Equipa, Liderança, Relações Interpessoais, Gestão de Conflitos, Condução de Reuniões, Gestão do Tempo, Motivação, Inteligência Emocional, Acordo Ortográfico.

Entidades clientes: EMEL, OGMA, Santander-Totta, Repsol, Cetelem, Luís Simões, Konica Minolta, Exide Tecnologies (Tudor), Gás Fomento, Águas do Algarve, Auto Sueco, AMI – Assistência Médica Internacional, Media Markt, Media Capital (TVI), BSH (Bosh & Siemens), Caixa Agrícola, Hospital Espírito Santo de Évora, CTT, EDP, ESCS - Escola Superior de Comunicação Social, Fnac, Holnes Place, Bombardier, Brisa, GNR, PSP, SEF, Ministério da Marinha, Centro de Saúde de Cascais, Hospital Ortopédico Dr. José D’Almeida, Escola Profissional Gustave Eiffel.

Entidades formadoras: IFE, Elevus, Pedra Base, Pessoas e Sistemas, Atlas Corporation, Talenter, Hire & Trust, Sfori, EQS, Insignis West, Vantagem +, ISQ Academia, 4 People, Attentus, Winnerges, VLM, Rumos, ALDCI, Adecco, Companhia Própria, Evoluitech, Naturinvest, CNS, ProjectoAmi, Nova Etapa.
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Maio 2010 - Abril 2011 
APAVTForm

Directora
Gestão pedagógica, gestão comercial, recrutamento e selecção
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Fevereiro 2001 - Dezembro 2008
Consultora Freelance e Formadora

2008 - Recrutamento e selecção de comerciais na Amavision;
2008 - Revisão e actualização do manual de FPIF da Rumos;
2004 – Redacção de entradas para a Grande Enciclopédia Universal do Séc. XXI, Editora Idear, Barcelona (www.idear.es);
2002 – Implementação de um sistema de normalização dos procedimentos administrativos no departamento de Recursos Humanos da então Telecel, hoje Vodafone (prazo ideal de quinze dias; conclusão em nove).
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Dezembro 1997 – Fevereiro 2001
Merck Sharp & Dhome

1999/2001 – Técnica de Controlo de Qualidade dos procedimentos clínicos, na Direcção Médica.
Criação e adaptação de normas reguladoras dos ensaios clínicos.

1998/1999 – Clinical Research Coordinator Assistant, na Direcção Médica.
Preparação de apresentações; apoio ao controlo de qualidade dos procedimentos clínicos; criação do centro de documentação científica; comunicação entre a direcção médica e a comercial.

1997/1998 – Técnica de Organização de Eventos, no departamento de Costumer Care.
Única responsável pela participação da companhia nos eventos médicos internacionais (e.g. Congresso Mundial de Cardiologia). Planeamento e gestão dos eventos (convidados, inscrições, logística), em articulação com os parceiros internos (gestores de produto) e externos (agentes de viagens, transportes e outros).
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Abril 1997 – Setembro 1997
ICEP (actualmente AICEP)

Assistente Técnica nos sectores das Confecções e do Vinho

Suporte à organização de eventos, tais como provas de vinhos, exposições e desfiles (e.g. Moda Lisboa, Portugal Fashion). Contactos com os parceiros nacionais e estrangeiros, recepção dos artigos e demais tarefas administrativas e de logística.
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Dezembro 1995 – Outubro 1996
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

1996 – Secretária de Administração
Apoio directo ao administrador; comunicação com professores e alunos; expediente geral; apoio ao departamento jurídico.

1995/1996 – Técnica no Gabinete de Acção Cultural
Apoio à criação do GAC; organização de eventos culturais; contacto com interlocutores (das ciências, das artes, da política e do ensino), docentes e alunos. Assessoria do director do GAC em vários projectos (e.g. Edições Universitárias Lusófonas).
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Novembro 1993 – Novembro 1995
Secretariado em PME

Secretária de Administração na Dataflex - telecomunicações e sistemas de informação;
Secretária Comercial na Projesi – projectos e sistemas de informação;
Secretária Comercial na Loto - comércio de jogos de vídeo; incluindo retroversão de manuais em diversos idiomas.


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Julho 1991 – Setembro 1993
Rank Xerox

1992/1993 – Telemarketeer e responsável de equipa de telemarketing, na Divisão de Marketing.
Pospecção de clientes; campanhas promocionais; agendamento de visitas comerciais e respectivo follow-up; apresentação de resultados e redefinição de objectivos (mantendo a tarefa de actualizar os processos comerciais na base de dados).

1991/1992 – Assistente de vendas, na Direcção Comercial.
Backoffice de duas equipas comerciais: atendimento de clientes; gestão de reclamações; telesales; apoio administrativo; folow-up dos processos comerciais e actualização dos mesmos na base de dados (PRISM); atendimento pontual de clientes em stand.
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